Projeto Bullying? Nem Pensar!

O Projeto Bullying? Nem Pensar!, é uma iniciativa que visa a prevenção de comportamentos de bullying e promoção do comportamento assertivo em contexto escolar. Nasceu no ano letivo 2019/2020 do trabalho colaborativo da Psicóloga Sofia Fernandes e alunos dos 7º e 8º anos da Escola Básica Deu La Deu Martins. Devido aos constrangimentos provocados pela covid-19 e suspensão das atividades letivas, não foi possível desenvolver as atividades.

Este ano letivo, 2020-2021, alunos voluntários, assertivos e motivados, agora do 8º ano, através de um sistema de apoio por pares, têm sido o veículo de intervenção na escola, interagindo, influenciando e moldando positivamente o comportamento dos colegas.

De modo a facilitar a sua identificação, cada um dos alunos possui um crachá alusivo ao projeto, para que possam ser facilmente procurados pelos colegas e facilitar a sua intervenção.

Este projeto reveste-se de importância e, mais do que tudo, é uma oportunidade para dar voz aos alunos, auxiliá-los a pensar sobre o mundo, promover competências sociais, elevar a empatia e promover o espírito solidário.

Devido às restrições impostas pela pandemia, os encontros entre a Psicóloga Sofia Fernandes e os alunos têm sido breves, no entanto, estes jovens continuam envolvidos, motivados e comunicativos através das plataformas online. O período de confinamento foi particularmente rico, por ter sido mais fácil "reunir" e dar forma às suas ideias.

Este site nasceu neste período e da vontade dos alunos de manter o projeto vivo e acessível a todos, especialmente nestes tempos estranhos em que vivemos. Para este efeito contaram com a ajuda preciosa da professora Carmo Pereira, que tem auxiliado no domínio das plataformas digitais.

 

A Equipa School4All, o Município de Monção, o Agrupamento de Escolas de Monção e, em particular, a psicóloga Sofia Fernandes, estão gratos e orgulhosos destes jovens, pelo seu envolvimento e dedicação.

 

Um bem-haja a todos!

A Psicóloga,

Sofia Fernandes